Estudo americano mostra que coaching é mais eficaz do que ajuda financeira, para garantir a permanência de estudantes no ensino superior
Um estudo recém divulgado pela Stanford University School Of Education, dos Estados Unidos, revela que estudantes que recebem apoio do processo de Coaching, são mais propensos a permanecer no ensino superior até a conclusão de seus cursos e a fazer pós-graduação. Definição de objetivos e melhor gestão de tempo, também são outros fatores diferenciais encontrados nos alunos que receberam o coaching como auxílio.
A pesquisa realizada pelo professor Eric Bettinger e a doutoranda Rachel Baker, teoriza que para esses jovens faltam informações sobre como ser bem-sucedido na profissão, e de como utilizar o que aprenderam, na prática. Tendo como base dados colhidos pela Inside Track, empresa americana especializada em prestação de serviço de coaching para estudantes, os pesquisadores revisaram registros acadêmicos de mais de 13.500 alunos, de oito faculdades e universidades, durante os anos letivos de: 2003/2004 e 2007/2008.
O coaching foi aplicado em 8.049 estudantes, aleatoriamente escolhidos, e de forma individualizada, para desenvolver neles uma visão clara de seus objetivos, orientá-los a unir suas atividades diárias ás suas metas de longo prazo, apoiá-los na construção de habilidades, incluindo gestão de tempo, autodefesa e efetividade nos estudos. Os alunos auxiliados se mostraram mais propensos a persistir em suas graduações e continuaram estimulados, mesmo um ano após terem passado pelo processo de coaching, do que aqueles que não passaram pelo treinamento.
Graças ao coaching, houve um aumento entre 10 e 15% nas taxas de permanência/persistência e conclusão entre os estudantes, num contexto onde milhares de alunos abandonam suas graduações antes do fim, ou levam mais de seis anos para completá-las.
Outra conclusão importante, apresentada por Eric Bettinger e Rachel Baker, está no fato do processo de coaching ser mais rentável do que outras iniciativas implantadas pelas instituições de ensino, como por exemplo, a ajuda financeira.
Segundo os pesquisadores um investimento de mil dólares em ajuda financeira representa 3% de aumento na permanência no ensino superior, enquanto que, o investimento na aplicação de coaching aumenta a mesma persistência em ficar e concluí-lo, em 5 pontos percentuais.
Fonte: José Roberto Marques