• DICA DE COACH:"Mais importante que sair correndo atrás e estar preparado para ir em busca do que se quer!"
  • O QUE DIZER?:O Coaching é um processo de aceleração de RESULTADOS que funciona ...
  • 10 PASSOS PARA O SUCESSO:O sucesso é possível a todos, basta saber como trafegar por seus caminhos, saiba mais...
  • QUEM PODE FAZER?:Este é um processo que contempla diversas técnicas e ferramentas, saiba se você pode fazer? Clique aqui...
  • SERÁ QUE É CARO?:O Coaching jamais deve ser encarado como um custo e sim como investimento, saiba porque...
  • SEU FILHO PODE SER MELHOR NA ESCOLA:O Coaching Education pode ser um grande aliado a mudança das notas, saiba como ...
  • DICA DO DIA

    Saber que suas possibilidades são grandiosas é de extrema importância, por isto se quiser saber quais são estas, não deixe de acompanha nossas dicas. Veja aqui qual é a de hoje...

  • O COACH - UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO

    Quer saber mais sobre este profissional que em muitos momentos se parece com um Camaleão, pois se faz sempre parecer com aquilo que mais precisamos no momento certo. Saiba mais...

  • COACHING ESPORTIVO

    Assim como na vida empresarial no mundo dos esportes o que importa são os resultados, por isto obtê é importante e mantê-los mais ainda, como fazê-lo de forma consistente? Que tal conversar com um COACH e saber!.

  • COACHING DE RELACIONAMENTOS

    Assim como na natureza em que tudo se sustenta por conta das relações entre o semear e o cuidar, os relacionamentos do homem, também necessitam de boas sementes e bons cuidados, ou seja, atitudes positivas para que se fortaleça e possa gerar frutos. Saiba mais...

  • COACHING UM PROCESSO PARA QUEM ENXERGA LONGE

    Se você não se preocupa somente com o hoje e quer obter melhores resultados o quanto antes, saiba que o COACHING pode te ajudar em muito nisto. Saiba mais...

  • COACHING EXECUTIVE

    Rumar ao sucesso é algo possível, basta saber o caminho! Você quer chegar lá e não sabe como, que tal perguntar a quem pode lhe ajudar, esta é a função do COACH.

  • COACHING LIFE

    Na vida as conquistas e realizações são algo que todos desejamos, mas porque para muitos isto é algo tão difícil? E para mim, como é? Estas são perguntas que muitos se fazem, mas existem possibilidades disto tudo ser diferente e ter um grande Sol a brilhar sempre! Saiba mais...

  • O COACH - QUEM É ESSE?

    Muito tem se falado de COACH, mas quem é esse profissional? É um técnico, um gestor, um administrador ou será um mágico? Coach, quem é esse? Saiba mais...

  • COACHING DE CARREIRA

    Será que faço o que gosto? Será que sou bom no que faço? Posso ser melhor? Estou fazendo certo? Quantas são as dúvidas que possuímos quanto nossa carreira, mas será possível respondê-las? Aposto que sim, quer saber mais...

O QUE É COACHING? VOCÊ SABE O QUE É?

Posted by Cesar Augusto I. Alves On 23:30

Coaching foi definido de muitas maneiras. Mas a essência do coaching é:

Ajudar a pessoa a mudar na maneira que ela quer, ajudando-a a caminhar na direção que ela quer ir. O coaching apóia a pessoa em todos os níveis do processo de tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que ela pode. Ou seja:

O coaching leva a tomada de consciência

Potencializa escolhas e leva a mudanças.

Ele libera o potencial da pessoa para maximizar o desempenho.

O coaching, mais do que ensinar, ajuda às pessoas a aprender.

Tradicionalmente, o coaching tem sido associado com os esportes. Todo atleta de alto nível tem um coaching. Nos últimos anos, o coaching tornou-se aplicável a outras áreas, como negócios e outros aspectos da vida, bem como nos esportes. Agora está se tornando comum ter um coach para ajudar a atingir metas na vida e no trabalho.

Esta ampla aceitação do coaching pode ser conectada com a influência do livro de Timothy Gallwey, The inner game of tennis publicado em meados dos anos 70.
Embora, Gallwey fosse um coaching profissional de tênis, ele aplicou as idéias do coaching esportivo de uma maneira muito mais ampla e assim elas se tornaram universalmente relevantes. Ele manteve os melhores aspectos do coaching esportivo: ajudar a pessoa a conseguir o seu melhor desempenho de uma maneira não crítica.
Tim Gallwey continuou a escrever outros livros sobre o jogo interno - onde os oponentes reais não são o competidor, mas nossas próprias limitações e fraquezas. O jogo interno é jogado para sobrepujar hábitos mentais que inibem o melhor desempenho.

O coaching é uma parceria entre o coach e o cliente, também chamado de coachee.

O coaching ajuda o cliente a atingir o seu melhor e a produzir os resultados que ele quer na sua vida profissional e pessoal. Coaching assegura que o cliente possa dar o melhor de si, aprender e desenvolver-se da maneira que ele quer.

"O coach não precisa ser um expert no campo de trabalho do cliente, pois o caminho é trilhado pelo coachee e não pelo coach, pois este somente apoia e auxilia para que esta caminhada seja feita de forma correta."
 
É valído diferenciarmos o coaching de algumas atividades que parecem ser similares, tal como.

Mentoring
Mentoring é quando um colega sênior, considerado uma pessoa com mais conhecimento e mais sabedoria, dá conselhos e funciona como modelo. O mentoring envolve uma ampla gama de discussões que podem não estar limitada apenas ao contexto do trabalho. Um mentor é um “padrinho” com grande experiência profissional no campo de trabalho do cliente.
Tanto o mentoring como o coaching estão relacionados, principalmente, com realizações no presente e no futuro.

Aconselhamento (Counseling)
Aconselhamento é trabalhar com um cliente que se sente desconfortável ou insatisfeito com sua vida. Ele está procurando direção e conselhos. O conselheiro trabalha de forma remediativa o problema do cliente.

Terapia
Terapia é trabalhar com um cliente que procura alívio para sintomas físicos e psicológicos. O cliente quer a cura emocional e o alívio do sofrimento mental.
O motivo para cliente para entrar em terapia ou aconselhamento, em geral, é livrar-se da dor e do desconforto, mais do que ir em direção aos objetivos desejados. O coaching não é remediativo, ele é generativo. A terapia e o aconselhamento, mais do que o coaching, tendem a se envolver mais com a compreensão e a trabalhar mais com experiências passadas.

Treinamento
O treinamento é o processo de adquirir conhecimento ou habilidade através do estudo, experiência ou ensino. O treinador é, por definição, um expert e o treinamento, provavelmente, tem por alvo habilidades específicas e resultados imediatos. O treinamento, em geral, é de um para muitos em vez de ser um a um.

Consultoria
Um consultor oferece conhecimento e experiência e resolve problemas de negócios, ou desenvolve o negócio como um todo. O consultor lida com a organização como um todo ou com partes específicas e não com pessoas dentro da organização. Os consultores somente indiretamente afetam as pessoas individualmente.

Ensino
O ensino passa o conhecimento do professor para o aluno. O professor sabe algo que o estudante não sabe. O oposto é verdadeiro no coaching. O cliente é o expert e ele tem as respostas, não o coach.
Eu aproveitei o assunto e explicá-lo um pouco em sua essência, de forma muito resumida para relatar que hoje sou mais um profissional que pode ser chamado de COACH, pois realizei minha formação na semana passada, passando por um processo vivencial de Coaching, junto de mais algumas maravilhosas pessoas, que comigo partilharam grandes e duradouros momentos. Além disto desde já passo a exercer uma vida de diferenciais, pois pude ressignificar minha vida presente (Passada e Futura), neste mesma ordem, deixando de ser cético a muitas coisas das quais, mesmo sendo da área de Gestão de Pessoas (RH), ainda tinha dúvidas do ser humano ser capaz de fazer.
Ponho me a disposição de todos que queiram saber um pouco mais da profissão e que eventualmente precisem de um coach para lhes auxiliar no acelerar a conquista de seus objetivos.
E se você tem dúvidas da eficácia deste tipo de profissional veja o que disse este homem:


Eric Schmidt, CEO do Google (Fundador), afirmou que um dos principais e mais importantes conselhos que recebeu na vida foi contratar um Coach. Com a declaração “Everyone needs a Coach” - ("Todo mundo precisa de um Coach").
Eric diz que o processo o ajudou a ter mais clareza e assertividade em sua vida profissional. De acordo com o estudo realizado pela AMA/ Institute for Corporate Productivy Coaching Survay, nas projeções de 2008 até 2018, foram apontadas as principais necessidades para a contratação de um Processo de Coaching nas Organizações:

•79% – para aumento de produtividade e performance individual
•63% – para desenvolvimento de liderança e planos de sucessão
•60% – para aumentar os níveis de habilidades de funcionários individualmente
•56% – para melhorar o desempenho organizacional
•44% – desenvolver habilidades específicas para gerenciamento de crises e problemas

Você pode até duvidar de mim, mas será que você duvidaria dele?
Cesar Augusto I. Alves
Coach e Consultor de RH