VALOR, ATITUDE e SATISFAÇÃO

COMO NÃO SE BOICOTAR AO SONHAR? COMO SABER O QUE FAZER PARA TER ISTO OU AQUILO? O QUE SERÁ MELHOR? COMO TER SATISFAÇÃO AO FINAL DE UMA REALIZAÇÃO, INDEPENDENTE QUAL SEJA ELA?

A resposta para todas estas perguntas está em 03 (Três) itens muito importantes que fazem parte de nossa vida e que tornam possível concretizar todos os sonhos e desejos que tenhamos seja na vida pessoal ou profissional. Estes itens são: o VALOR, a ATITUDE e a SATISFAÇÃO! Estes itens em conjunto podem propiciar a uma pessoa o real alcance de sua plenitude pessoal e profissional, pois reúne o ACREDITAR, o FAZER e a REALIZAÇÃO.
Nossos sistemas de crenças são os formadores de nossos valores. Valores estes que delimitam em que acreditamos, nos permitindo com isto ser impulsionados a realizar algo sem receio ou preocupação, mas que também nos servem como bloqueadores nos paralisando em situações diversas e nos fazendo ter que duelar internamente com nosso subconsciente (que tem enraizado que aquilo ou outro é ruim, ou que não nos é possível fazer, realizar ou alcançar) para ir em frente ou não. Estes são nossos valores, formados na grande maioria no período da infância, mas que está em constante construção, atualização e até mesmo modificação, pois Valor é aquilo em que acreditamos e que tem total efeito sobre nós e geram nossas atitudes.
Atitude é a ação que promovemos a fim de seguir rumo ao que desejamos e que queremos realizar, concretizar ou fazer. É o que realmente faz a grande diferença, entre simplesmente ter uma idéia e ter sucesso, em querer e alcançar, é o que torna possível nossas conquistas e faz com que a satisfação surja, pois é uma palavra que complementa o agir e pode provocar satisfação.
Satisfação é uma palavra cuja definição é complexa, pois demanda a avaliação do contexto da qual esteja inserida, como por exemplo, se digo que estou satisfeito com sua atuação numa peça de teatro, estou querendo dizer que você foi bem, tal como se você me convida para comer algo e recuso, dizendo que estou satisfeito. Por isto é uma palavra que algumas vezes precisa ser pensada para ser dita, pois trata de sensações e aguça sentimentos em quem as provoca e também em quem as recebe.
Sabendo disto tudo, nos é possível saber que os valores não ditam, mas incentivam inconscientemente nossas atitudes e são nossos grandes balizadores de satisfação, pois quando nossas realizações são congruentes aos nossos valores, a satisfação é plena.
Logo é de fundamental importância aliar os conhecimentos sobre valores, se possível identificando-os individualmente, senão os principais no coletivo e trabalhá-los de forma que nossas atitudes ou ações nos estimulem e gerem o maior grau de satisfação possível para que nossos resultados sejam sempre positivos e rumem aos objetivos que traçarmos.
Saiba que conhecendo a sí mesmo e seus valores, suas atitudes passam a ser voltadas a obter o máximo de satisfação em tudo que realizar, pois sempre estará realizando coisas que poderão lhe causar satisfação e gerar resultados, com isto deixará de se boicotar ao sonhar, pois saberá que os “Sonhos são o princípio das grandes realizações!” - Acredite, faça e realize, você é capaz de tudo aquilo que acreditar!


AGORA QUE TAL SE FAZER AS VERDADEIRAS PERGUNTAS: É ISTO QUE VOCÊ QUER? TÁ ESPERANDO O QUE PARA TER ISTO? VAI COMEÇAR QUANDO?

Cesar Augusto I. Alves
Coach e Consultor de RH