O PROFISSIONAL - "O COACH"

O COACH (treinador, numa tradução ao pé da letra) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades e/ou técnicas que melhorem suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos por ambos, considerando idéias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos ou idéias que estão soltos (vagos) e poder organizá-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações que pode levar seu cliente a concretizar seus sonhos, metas e objetivos. (Fonte Wikipedia)

Este profissional é aquele de com o auxílio de ferramentas e uma metodologia já bastante estudada e praticada, com fundamentos da psicologia, espiritualidade, administração e gestão de pessoas, pode realizar através de um trabalho sério e consistente o alcance de metas e objetivos por parte de seus clientes. E saiba que estas metas e objetivos podem ser de ordem pessoal ou profissional, tal como relacionamentos, esportes ou empregos.
É o realizador da ordem e do direcionamento dos sonhos e o capacitante de realidades, pois ordena e alinha o desejado com as reais possibilidades do cliente, encaminhando e direcionando suas forças a obtenção dos resultados esperados, no miníno tempo possível e com a máxima eficiência capaz, através de um correto e exclusivo PLANO DE AÇÕES e da mudança PLENA de COMPORTAMENTOS.

Para falar um pouco mais sobre o profissional Coach, deixamos algumas perguntas ao Sr. JOSÉ ROBERTO MARQUES, diretor presidente do IBC (Instituto Brasileiro de Coaching) e Master Coach certificado pela Graduate School of Master Coaches. Acompanhe:

O QUE EXATAMENTE FAZ UM COACH?

O Coach é o profissional especializado no processo de desenvolvimento humano. É o treinador que assessora o cliente em um processo estruturado, levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. A essência do coaching está em fornecer suporte e feedback contínuo para uma pessoa mudar da maneira que deseja, assim como auxiliar a seguir a direção desejada. O coach cria consciência, potencializa a escolha e leva à mudança.

O processo de coaching trabalha o presente para construir o futuro, um coach está focado em liberar o potencial e maximizar a performance dos indivíduos na vida pessoal e profissional. É um processo que produz mudanças positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam atingir seu potencial máximo e alcançar seus objetivos.

Um coach basicamente lida com, metas e objetivos, crenças e valores, pensamento e cognição, comportamento e atitude. Através de técnicas e ferramentas específicas conduzidas por um profissional habilitado um processo de coaching pode ter um impacto dramaticamente positivo na vida pessoal ou profissional.

ATUALMENTE CADA VEZ MAIS AS EMPRESAS PROCURAM ESTE TIPO DE PROFISSIONAL. PORQUE E O QUE FAZER PARA SABER UMA PESSOA É REALMENTE COACH OU NÃO?  
Não existe dados estatísticos reais e confiáveis no Brasil, o que eu posso dizer que o Coaching vive um grande momento, é uma febre no mundo corporativo e na vida cotidiana. Em função disso existem muitas pessoas no mercado sem habilitação e conhecimento do processo que se auto-intitulam coach, é necessário no mínimo um treinamento de capacitação. Checar se o profissional passou por algum treinamento, sua experiência no mercado e suas referências são fundamentais para você Gestor de RH ou pessoa física que busca um coach.

O COACHING É PRINCIPALMENTE FOCADO A TRABALHOS COM EMPRESAS? QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFISSIONAIS ATENDIDOS POR UM COACH? 
A principal dificuldade que um coach encontra ao trabalhar com um executivo sênior ou um membro de alto escalão de uma empresa é a resistência ao processo. Muitas vezes o gestor de RH "força" o processo sem o consentimento da pessoa que vai passar pelo Coaching. É importante salientar que a responsabilidade pelos resultados do Coaching é do coachee (cliente), o papel do coach é ser um facilitador, um questionador, um instrumento para gerar insights poderosos que levam a ação e criam resultados.

COMO O COACH MOTIVA OS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA? 

Definir os objetivos individuais de cada funcionário, bem como as competências e ações específicas necessárias para o alcance desses objetivos. Quem tem uma visão clara do que quer e como checar até lá tem muito mais energia e foco (motivação) para conquistar seus objetivos.

QUANDO UM COACH SE FAZ NECESSÁRIO A ALGUÉM?
O Coaching é altamente indicado e necessário para todos, principalmente nos momentos de transição, crise e necessidade de iniciar ou realizar um planejamento.