Está é sem dúvida uma das perguntas mais freqüentes daqueles que intencionam dar início a um processo de Coaching. Muitas pessoas interessadas em vivenciar esta metodologia expressam grande curiosidade em relação ao desenvolvimento deste método.
O processo de Coaching tem se mostrado útil em diversas ocasiões e para diversas finalidades. Pessoas têm procurado auxílio deste processo para atingir inúmeras e distintas metas, tais como: iniciar um negócio; ter segurança em uma determinada escolha profissional ou pessoal; aperfeiçoar o nível e a qualidade de sua comunicação; aprimorar os relacionamentos interpessoais; gerir seu tempo e seu estresse com mais eficiência; apurar sua capacidade de estudo; aumentar sua auto-estima; aderir a programas de condicionamento físico e/ou de perda de peso; entre outras tantas questões. A princípio pode parecer estranho que alguém solicite auxílio a um profissional para resolver algumas questões que parecem passíveis de serem resolvidas pela própria pessoa. Entretanto, a experiência e a ciência têm mostrado que a forma como nosso cérebro armazena informações e desenvolve hábitos e condicionamentos pode ser a chave para entendermos nossos talentos e também, nossas dificuldades e comportamentos disfuncionais.
Cada vez que agimos no mundo ativamos uma parte de nosso cérebro responsável por esta ação. Essas partes são formadas por milhões de células neurais que se relacionam na forma de complexos circuitos elétricos e químicos. Quanto mais agimos de determinada maneira, mais esses circuitos são reforçados e nossos comportamentos passam a ser "cristalizados". Graças a esta "solidificação do aprendizado" geramos nossos hábitos, consolidamos nosso comportamento e estabilizamos nosso caráter e nosso modelo mental. Este último é a somatória de nossas vivências, de nossas crenças e de nossas opiniões. Nossos modelos mentais nos ajudam a encontrar nosso lugar no mundo, mas por vezes podem também limitar nossa capacidade perceptiva, restringindo nossa capacidade criativa e fazendo com que deixemos de perceber inúmeras outras formas possíveis de observar e interpretar os acontecimentos cotidianos.
Basicamente a função do coach durante o processo de Coaching é fazer com que o coachee (cliente) perceba a dinâmica de seu modelo mental e entenda que este pode ser ampliado por meio de perguntas e questionamentos que o coloquem à prova. Essas perguntas são destinadas a checar o sistema de crenças do coachee e podem fazê-lo compreender que existem outras formas de se analisar e interpretar as situações do cotidiano. O processo de Coaching intenciona fazer com que o coachee desenvolva uma nova forma de observar a vida, mas isso acontece de forma natural e não impositiva, e que este possa traçar um plano de ação para a consecução das metas desejadas.
O processo de Coaching não é aconselhamento e nem tão pouco psicoterapia, pois o coach se abstém de explicitar pontos de vista e de fazer interpretações do comportamento do coachee. O processo todo é pautado em diálogos que intencionam separar fatos de opiniões e expandir o modelo mental do coachee de forma natural e enriquecedora. Para isso o coach faz uso de ferramentas dialógicas e técnicas inerentes ao método. O processo todo tem duração média de dez sessões, tendo cada sessão de uma hora a uma hora e meia de duração.
O processo de Coaching pressupõe confiança entre cliente (coachee) e o profissional (coach), assim como um alto nível de empenho de ambos, pois é necessário o envolvimento e diligência total na busca das metas almejadas. Apesar de não ser uma regra fixa, na maioria das vezes o processo obedece a uma seqüência lógica. Primeiramente investe-se na geração de contexto e de confiabilidade entre coach e coachee. Logo após tem início um processo de exploração do assunto a ser trabalhado pelo coachee, assim como a detecção daquilo que chamamos de brecha de aprendizado, ou seja, o tópico que, se for trabalhado adequadamente, ajudará o coachee a atingir sua meta. Uma vez identificada a brecha, tem início a fase do processo onde se explora a realidade atual com a intenção de identificar crenças e percepções que possam atuar de forma a limitar o campo de ação do coachee. Por intermédio de perguntas específicas essas crenças são colocadas à prova. O próximo passo é a diagramação de planos de ação que podem repercutir na aquisição da meta almejada.
Em resumo, o processo de Coaching é uma parceria entre coachee e coach, onde este último trabalhará no sentido de provocar positivamente o coachee, fazendo-o checar suas crenças, seus pontos de vista e seus comportamentos recorrentes, convidando-o a perceber que, em algumas ocasiões, tem atuado de forma automática, reproduzindo ações desgastadas e inadequadas para obtenção da meta que tens em mente. É um processo de transformação onde o objetivo é ampliar o campo perceptivo e gerar aprendizado efetivo, que culmine com a obtenção da meta almejada e que ainda produza conforto emocional, bem estar e paz interior.