1 – PROGRAMA: Desenvolvimento de Competências de Líder Coach
2 – LÍDERES FORMANDO EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE:
2.1 – Abordagem:
O Líder Coach é aquele que cria condições para que o liderado aprenda e se desenvolva, aumentando sua iniciativa e criatividade. O líder que se deseja atualmente é aquele que mobiliza a equipe.
O Líder Coach é, acima de tudo, aquele que proporciona desenvolvimento contínuo de seus liderados através de ferramentas como feedback, delegação e acompanhamento. Vale ressaltar, no entanto, que muitos líderes também necessitam de aprendizado para serem Coaches.
2.2 – Competências Desenvolvidas no Programa:
Capacidade de avaliar a maturidade da equipe, Delegação, Acompanhamento e Feedback
Capacidade para diagnosticar necessidades de desenvolvimento da equipe
3 – OBJETIVO DO PROGRAMA:
Buscar o desenvolvimento do potencial dos líderes nas competências técnicas e comportamentais que os capacite a serem Coaches de seus liderados. Instrumentalizar os participantes com ferramentas para serem utilizadas com a equipe.
4 – RESULTADOS / DIFERENCIAIS
Resultados: capacitar e instrumentalizar os líderes e tutores para desenvolver competências da equipe.
4.2 – Diferenciais:
Aprofundamento conceitual, ferramentas práticas e técnicas para o desenvolvimento das competências e suas aplicabilidades;
Contextualizar as questões dos participantes na atuação como Líderes de Equipes, preservando as particularidades das empresas;
Aplicabilidade do conteúdo na atuação profissional.
5 – A QUEM SE DESTINA: Líderes de Equipe, Tutores de Programas de Estágios e Trainees, Profissionais que tenham objetivo de se preparar para avaliação de competências/desempenho da equipe
6 – NIVELAMENTO DE TURMA:
Análise curricular
7 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO I – Atuação do Líder Coach – 8hs
Mitos e verdades do Coaching
O que é Líder Coach
Atuação e Papel do Líder Coach
O papel do Líder Educador
Autoconhecimento como fator fundamental para a liderança
A dimensão do saber e a dimensão da ação
O Líder se preparando para Formar os Liderados
Estilos de liderança X maturidade equipe
MÓDULO II – Preparação para Avaliação de Competências e de Desempenho - 4hs
Avaliação de Competências X Avaliação de Desempenho
Preparação para Avaliação de Competências e de Desempenho
Como objetivar critérios subjetivos de avaliação
Preparação para Coleta de Dados
MÓDULO III - Preparação para Processo de Feedback - 8hs
Refletir sobre processo de avaliar e suas conseqüências;
Refletir sobre a necessidade do acompanhamento da equipe como fator imprescindível ao alcance de Resultados.
Princípios do Feedback;
Analisar a importância de praticar um Feedback eficaz;
Como Construir uma Relação de Confiança
A Arte de Fazer Perguntas
Como dar Feedbacks que gerem Desenvolvimento
Simulação de Feedback.
MÓDULO IV – Preparação para Elaboração e Acompanhamento do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual - 8hs
Maneira adequada para Estabelecer Metas Desafiadoras.
Como Estabelecer Metas de Desenvolvimento para Equipe
Como fazer Planos de Ação que funcionem
Como Lidar com obstáculos ao Desenvolvimento
Refletir sobre a Necessidade do Acompanhamento da equipe como fator imprescindível ao alcance de Resultados.
Fornecer Orientação - Como orientar a Equipe
8 – PERÍODO / LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Treinamento In Company. Datas negociadas.
9 – EQUIPE TÉCNICA
Luciana Rodrigues Ferraz
Psicóloga formada pelo Unicentro Newton Paiva / Pós-graduada em Recursos Humanos pela FGV - Fundação Getúlio Vargas / Participou do PDD - Programa para Desenvolvimento de Dirigentes da FDC - Fundação Dom Cabral / Formação psico-antropológica / Coach - Certificada pelo ICI - Integrated Coaching Institute / Atua em projetos de Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento e Coaching / Diretora de Relações Comerciais, Marketing e Gestão Empresarial da Ação Gerencial.
Sandra Fortes
Psicóloga, formada pela FUMEC, pós-graduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela UNI/BH e mestranda no curso de Educação Tecnológica pelo CEFET/MG. Atua há mais de 20 anos em empresas de ramos diferenciados na implantação e desenvolvimento de processos e atividades na área de Gestão de Pessoas. Entre elas: Clima organizacional, Mapeamento de Competências, Avaliação de Desempenho, Desenvolvimento de equipes de Alta performance e Desenvolvimento de Liderança. Facilitadora de Workshop Organizacional – A Arte de Vencer. Faz parte do corpo docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e do IEC – Instituto de Educação Continuada
10 - METODOLOGIA:
A metodologia foi desenvolvida através dos preceitos da androgogia, educação de adultos;
O ferramental utilizado para aplicação prática é referenciado em técnicas de Coaching e o profissional é Coacheado durante o processo, ou seja, ele é estimulado a ser é autor do seu processo de desenvolvimento;
O conteúdo é construído pelos participantes através de Jogos e Vivências, tornando o aprendizado agradável e dinâmico e vivo.
Material de Apoio para Grupo: livro
11 – INVESTIMENTO
Sob Consulta, através do email: ag@acaogerencial.com.br ou (11)