7 LIÇÕES DE STEVE JOBS

"A inovação só conhece um limite: a imaginação. Quem quiser ganhar um lugar de destaque tem que pensar de forma original, além dos quatro cantos do seu escritório."

Criativo, inovador, perfeccionista ao extremo e com um instinto de marketing digno de um pop-star, cada discurso de Steve Jobs era esperado como um grande evento de cultura pop. Algumas de suas lições já entraram para a história:

1 - A inovação define líderes e seguidores: "A inovação só conhece um limite, a imaginação". Quem quiser ganhar um lugar de destaque tem que pensar de forma original, além dos quatro cantos do seu escritório. A inovação não precisa ser tecnológica, pode ser um novo meio de fazer as coisas, com mais simplicidade e eficiência, uma abordagem diferente em relação ao cliente, uma linha de design mais elegante.

2 - Seja um fanático pela qualidade: "A maioria das pessoas não está acostumada a um ambiente onde a excelência é a regra".
A excelência não admite atalhos. Para alcançá-la, além de estabelecê-la como prioridade, terá que empenhar tempo, talento, habilidades e dinheiro para alcançar aqueles dois passos a mais, que fazem toda a diferença.

3 - A única maneira de fazer um grande trabalho é amar o que você faz:  "Se você ainda não encontrou o trabalho que preenche seus sonhos, não se acomode. Com todas as forças do seu coração, saberá quando encontrar”.
Felicidade, sucesso e excelência se alcançam por quatro palavras, ‘faça o que ama’. Encontre a profissão que lhe dê um senso de profundo significado, direção e satisfação na vida, o que contribuirá não apenas para sua saúde e longevidade, mas também na maneira como vai enfrentar os tempos difíceis, quando vierem.

4 - Um conceito do budismo é ‘uma mente aprendiz’: "É maravilhoso ter uma mente aprendiz".
Uma mente aprendiz vê as coisas como são, e num relance pode perceber o significado real de atos e pessoas. Desenvolver uma mente aprendiz inclui observar o mundo e as coisas livre de preconceitos, julgamentos e fórmulas prontas, como uma criança que descobre o ambiente ao seu redor cheio de curiosidade e êxtase.
Sabe aquelas perguntas óbvias que as crianças fazem que não conseguimos responder? Aí está a mente aprendiz.

5 - Eu sou a única pessoa que eu conheço que perdeu 250 MILHÕES DE DÓLARES em um ano. É o tipo de coisa que molda um caráter: "Não confunda cometer erros com ser um erro". Não há pessoa de sucesso que não tenha cometido erros na vida, e as que tiveram mais sucesso foram as que arriscaram mais, cometeram mais erros, aprenderam com eles e melhoraram sua performance. Steve Jobs, assim como Michael Jordan, seguiram este caminho.
Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção.

6 - Nós existimos para deixar uma marca no universo: "De outra maneira, por que estaríamos aqui?”
Você já percebeu que temos coisas imensas a alcançar nesta vida, e estas conquistas futuras acabam sob o pó da rotina enquanto nos servimos mais uma xícara de café e nos enrolamos com nossas pequenas burocracias?

7 - Nosso tempo de vida é limitado, não gaste-o vivendo a vida de outras pessoas: "Não fique preso a dogmas, não deixe o ruído de outras pessoas vencer sua voz interior e, mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e intuição que, em algum nível, já conhecem a verdade. Todo o resto é secundário".

Steve Jobs foi um ícone e grande personalidade inspiradora a todas as pessoas que possuem desejos e ambições na vida, pessoas que não se acomodam com os acontecimentos naturais da vida e que buscam provocar a existência do sucesso e das conquistas.
Se você já cansou de viver os projetos e sonhos de outras pessoas?
Saiba que isto é possível, pois para viver e realizar sonhos, basta que não se sujeite ao comodismo e siga em frente com perseverança mesmo diante das dificuldades e embroglíos da vida.

AFINAL DE CONTAS, NUNCA NINGUÉM DISSE QUE O SUCESSO É FÁCIL... ELE PARA ACONTECER EXIGE "JOBS"!