Entre outras coisas, um COACH, seja ele pessoal ou profissional, tem a função de ser um grande incentivador. Ele é a pessoa que apoiará o cliente a atingir seus objetivos e aumentar seu desempenho, numa atuação que lembra muito a de um treinador de uma equipe esportiva. Inclusive, a própria palavra “coach”, em inglês, significa “treinador” ou “técnico”.
Mas apesar de ambos terem um objetivo comum, que é melhorar o desempenho de seus clientes, os métodos utilizados por estes profissionais são bem diferentes. O treinador esportivo limita-se ao incentivo de seus atletas, usando seu conhecimento empírico acumulado ao longo de sua vivência no mundo esportivo. Já o COACH profissional usa uma metodologia e técnicas diferenciadas e desenvolvidas ao longo de anos através de estudos científicos nas áreas da psicologia, neuro-ciência, programação neurolinguística e outras relacionadas ao ser humano.
É bem verdade que o treinador esportivo pode, por meio de seu comando e estímulo, levar seus atletas a grandes façanhas. Um bom exemplo disto é Joel Santana, que livrou a equipe de futebol do Flamengo de ser rebaixada à segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 2007. Sua famosa “conversa de vestiário” foi decisiva para que a equipe recuperasse a autoestima perdida ao longo dos meses de maus resultados na competição.
Em pouco tempo de trabalho, Joel conseguiu uma incrível série de bons resultados, garantindo o clube na elite do futebol nacional em 2008. Mas não são todos os treinadores que têm essa grande capacidade de unir o conhecimento técnico do esporte e a capacidade de levar os atletas a atuar no limite de suas capacidades. Por esse motivo, cresce cada vez mais o número de  agremiações esportivas que contratam COACHES.
É o caso dos clubes de futebol Fluminense, do Rio de Janeiro, e Náutico, de Pernambuco. Em 2009, a equipe carioca se via na iminência de um rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Brasileiro e recorreu a um COACH que, juntamente com o técnico do time, conseguiu os bons resultados necessários. Já em 2010, o clube Náutico, contratou um COACH, e passou a obter importantes resultados para permanecer na série B do campeonato brasileiro. Em 10 dias de trabalho conjunto, foram duas vitórias e um empate.
Mas os coaches esportivos não precisam ser procurados apenas por equipes que estão “com a corda no pescoço” e sequer somente por equipes, podendo este atuar individualizadamente com atletas das mais diferentes modalidades, pois o foco deste processo é a OBTENÇÃO DE ALTO RENDIMENTO e PERFORMANCE, com a CONQUISTA de RESULTADOS.
No mundo dos esportes em geral, há uma grande pressão por resultados, interna e externa. Entre as funções do COACH está atuar no decorrer da carreira dos atletas, assessorando-os a alcançar o equilíbrio emocional necessário para reagir às adversidades, levando-os a uma vida profissional bem sucedida.

QUER SABER MAIS? ENTRE EM CONTATO CONOSCO.